Início Democracia Digital Tarso Genro (RS-PT) defende a “participação digital” em entrevista ao El País

Tarso Genro (RS-PT) defende a “participação digital” em entrevista ao El País

419
0
COMPARTILHAR
Pocket

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), em entrevista publicado no espanhol El País no dia 11 de agosto deste ano, defendeu o emprego de tecnologias digitais para a participação política. O político de 66 anos disse que a restauração da democracia passa pelo desenvolvimento de novas formas de participação.

A entrevista, bastante ampla, trata ainda da crise da representação política, do distanciamento entre a cidadania e os governos, a relação entre a política e economia, corrupção, privatização e o futuro do estado de bem-estar social. Veja a entrevista na integra aqui:

“Hay que crear nuevas formas de participación directa”

Trechos selecionados podem ser lidos aqui em português:

El País entrevista Tarso Genro: Gabinete Digital em destaque

O Rio Grande do Sul é reconhecido mundialmente pelas iniciativas de participação política. Atualmente, a iniciativa de maior repercussão é o Gabinete Digital. Veja algumas análises desta iniciativa já foram publicadas pelo blog Comunicação & Política:

O governador responde, mas também pergunta

Gestão da participação: dois exemplos brasileiros

O Gabinete Digital do RS e a resposta do governador

 

Samuel Barros
Samuel Barros é mestre e doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); jornalista; pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Governo Eletrônico e Democracia Digital (CEADD); membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Democracia (CID); tem interesse por internet e política, consultas públicas online, deliberação pública online, democracia digital, deliberação midiática e jornalismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here