Jornalismo Político

Reforma política e reforma eleitoral

por José Fernando Ehlers de Moura* O confronto político levou a oposição ao governo anterior a atribuir à situação a responsabilidade exclusiva pela corrupção dominante. No entanto, a Lava-jato revelou que a corrupção era praticada indistintamente por quase todos os partidos e ideologias, integrando, inclusive a cultura política nacional. Para superar essa situação, que degrada a …

Reforma política e reforma eleitoral Leia mais »

A atuação política do Jornalismo brasileiro: o caso da gravação de Temer

Desde a revelação do conteúdo dos áudios gravados pelo dono da JBS Joesley Batista envolvendo o Presidente Michel Temer, as grandes empresas de comunicação brasileira estão divididas em suas posições acerca do governo e dos encaminhamentos para a crise instalada. Uma coisa é certa, porém: elas estão atuando politicamente, alinhando-se ou opondo-se à Presidência. O …

A atuação política do Jornalismo brasileiro: o caso da gravação de Temer Leia mais »

Jornal Nacional: A montanha, o rato e a Lava Jato

por Camilo Aggio* No final da tarde desta quarta-feira (17 de maio), mais uma pretensa edição do “fim do mundo”, produzida pela Operação Lava Jato em coprodução com Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo, foi ao ar em cada canto onde se pudesse identificar o mínimo de atenção pública. Desta vez, ao menos em …

Jornal Nacional: A montanha, o rato e a Lava Jato Leia mais »

A adversarialidade do Jornalismo brasileiro e a confiança nas instituições

Nos últimos anos, a literatura tem debatido acerca do papel adversário ao campo político que o Jornalismo tem assumido (ALBUQUERQUE, 2013; CLAYMAN, 2002; CLAYMAN et al., 2006, 2007; CLAYMAN; FOX, 2016; ERIKSSON; OSTMAN, 2013; GOMES, 2012; VAN DALEN, 2012; VAN DALEN; ALBÆK; DE VREESE, 2011). Para além da postura desconfiada do jornalista como cão-de-guarda, o …

A adversarialidade do Jornalismo brasileiro e a confiança nas instituições Leia mais »

Protestos na Romênia e as semelhanças com Junho de 2013

Há quase 20 dias os cidadãos da Romênia estão nas ruas do país protestando. Tudo começou com uma mobilização contra uma emenda que abrandava a pena para alguns crimes de corrupção. No último domingo, no entanto, o recém-eleito governo voltou atrás e anunciou que retiraria a emenda. A decisão, ao invés de arrefecer os ânimos …

Protestos na Romênia e as semelhanças com Junho de 2013 Leia mais »

A carta do assassino de Campinas deveria ter sido publicada?

Após o assassinato de vários integrantes de uma família, cujo autor foi o ex-marido de uma das vítimas, O Estado de S. Paulo teve acesso à carta deixada pelo assassino e a publicou. A publicação gerou algumas reações e é isto que pretendo discutir neste texto. De antemão, devo dizer que não tenho uma posição …

A carta do assassino de Campinas deveria ter sido publicada? Leia mais »

Nova ordem

* Diógenes (Didi) Pasqualini Esse texto é inspirado em outro para o qual David Rose nos chama a atenção em seu livro Enchanted Objects (objetos encantados) e para como as coisas quando chegam à internet transformam aquilo que era velho, talvez, ultrapassado, em algo “super legal”. Não se trata de uma resenha do livro, apenas …

Nova ordem Leia mais »

O perigo das coligações

* Diógenes (Didi) Pasqualini Historicamente, essas duas agremiações têm origens bem parecidas. Na década de 70, quando havia esperança da volta à democracia, lideranças articulavam um partido que representasse a classe dos trabalhadores que fosse além dos sindicatos. O sistema partidário composto por apenas dois partidos, o MDB e Arena, acolhia parcialmente aqueles que discutiam …

O perigo das coligações Leia mais »

As contrariedades na transparência e o retrocesso democrático do governo Temer

Nos últimos meses, temos acompanhado (ou tentado acompanhar) a velocidade com que os fatos políticos acontecem nos noticiários e nas redes. Há dias em que notícias que seriam de grande relevância perdem espaço nos jornais e tempo televisivo dos comentaristas políticos simplesmente porque no mesmo dia aconteceu também outro fato igualmente interessante e, por vezes, …

As contrariedades na transparência e o retrocesso democrático do governo Temer Leia mais »

O impeachment, e depois? Como os jornais se comportaram nos primeiros dias do governo Temer

Um apanhado dos editoriais publicados por três dos maiores jornais brasileiros – Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo – após o afastamento de Dilma Rousseff indicam nuances diferenciadas entre as três publicações. Se os dois últimos jornais – OESP com maior clareza e recorrência – viam o impeachment como solução adequada …

O impeachment, e depois? Como os jornais se comportaram nos primeiros dias do governo Temer Leia mais »