New York, Rio, Tokyo … e Berlin!

New York, Rio, Tokyo, todos eles querem, e é bem provável que todos eles vão ter, o que Berlin ganhou esse mês: seu próprio domínio de topo. No dia 8 de janeiro de 2014 o domínio .berlin foi incluído na zona de raiz, o que significa que a partir de agora é tecnicamente possível registrar domínios como www.hostel.berlin, www.historia.berlin ou www.party.berlin.

Existe uma série de cidades no mundo inteiro que estão no mesmo caminho de Berlin. Espera-se que nos próximos meses outros domínios de topo de cidades como .rio, .nyc, .tokyo, .barcelona, .budapest, .london, .madrid, .taipei e outros estejam disponíveis na internet. E .berlin é considerado por muitos como pioneiro porque as pessoas por trás desse projeto começaram as preparações do lançamento já em 2005, sete anos antes que a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) recebesse candidaturas para novos domínios de topo.

Atualmente, o .berlin tem mais de 100.000 pre-registros. Essas podem se tornar domínios reais uma vez que os testes técnicos das próximas semanas e os cadastros de marcas registradas que acontecem via o Trademark Clearing House (TMCH) estão completados. A empresa dotBerlin, responsável pelo domínio, pode ser encontrada aqui: www.nic.berlin.