Cátedra FENAJ /UFSC de Jornalismo para a cidadania

O Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina volta a desenvolver a Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a cidadania. Neste primeiro semestre de 2011, é retomada por meio de uma disciplina/atividade extraclasse dedicada especialmente à produção do programa radiofônico “Jornalismo em Debate”, sob a supervisão da professora Valci Zuculoto. O programa será veiculado quinzenalmente na Rádio Ponto UFSC, a web emissora do Curso, em formato de debate radiofônico, para discussão e análise da cobertura jornalística brasileira de grandes temas que estão pauta do dia.

A Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania é uma parceria do Curso com a Federação Nacional dos Jornalistas e destinada a produzir palestras/debates/cursos/programas radiofônicos/seminários/publicações e/ou outros formatos, sobre temas relativos ao exercício da cidadania ( por exemplo, história contemporânea, instituições políticas, análise econômica, temas sociais, avaliação de conjuntura, entre outros ) e à prática responsável do jornalismo ( ética, rigor na apuração, censura econômica e política, etc.).

O Jornalismo da UFSC foi o primeiro do país a implantar a Cátedra, programa da FENAJ para parceria com cursos do país aprovado no Congresso Nacional dos Jornalistas de 2000. Naquele mesmo ano, com coordenação do professor Francisco Karam, o Curso da Federal de Santa Catarina já iniciou a parceria e desenvolveu o projeto até 2003. Também já implementaram a Cátedra FENAJ as escolas de jornalismo da UFAL – Universidade Federal de Alagoas e da UNAMA – Universidade da Amazônia, de Belém do Pará.

Na retomada da Cátedra neste semestre, além de ter como foco principal a produção do programa radiofônico “Jornalismo em Debate”, nas edições quinzenais veiculadas pela Rádio Ponto UFSC, a turma da atividade extra-classe eventualmente organizará e/ou participará de promoções dos outros formatos previstos no projeto.

“Jornalismo em Debate”, além da transmissão na emissora virtual do Curso de Jornalismo, ficará disponível em áudio e texto no site da webestação (www.radio.usfc.br ) para audição e leitura a qualquer momento. Também poderá ser disponibilizado por outros sites e rádios interessadas em veiculá-lo.

O programa de estréia começa a ser veiculado em 7 de abril, marcando a passagem do Dia Nacional do Jornalista. Abordará o tema “Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa: o Brasil tem ou não?” Em breve, as chamadas deste primeiro programa de “Jornalismo em Debate” informarão mais detalhes sobre a edição de estréia e também sobre como retransmitir a produção.