Tive uma idéia revolucionária: estudar Twitter e eleições! Oh, wait…

Fonte: http://j.mp/vSY4jC

No ano de 2011, tive a oportunidade de estar, ao menos, em 5 grandes eventos de Comunicação e Política. E em todos, sem exceção, vi trabalhos sobre as eleições de 2010 e o uso dos candidatos do Twitter. Todavia, o que mais me chamou a atenção foi o fato de os autores, praticamente sem exceção, não faziam referências a outros estudos e pesquisas brasileiras. Parecia que cada um estava inaugurando um novo campo de pesquisas, totalmente intocado até o momento. Em mais de um deles, argumentei com os autores afirmando a importância da revisão de tais estudos e de se partir dos achados de outras pesquisas. Fui rebatido, com quase todos, com a argumentação de que os textos ainda eram poucos. Assim, nasceu a idéia para esse post.

 

A lista relativamente extensa, que abaixo apresento, demonstra que minhas impressões estavam corretas. Mostra que há estudos sobre eleições e Twitter desde 2009, mas que o “boom” dos estudos veio realmente em 2011 após as eleições de 2010. Evidencia, também, grande interesse dos acadêmicos em verificar especificamente o Twitter no último pleito, o que corrobora a hipótese de que foi uma  ferramenta vital nessa disputa. Se o leitor souber de outras pesquisas, basta mandar por comentário ou pelo colabore do blog. Como há um texto meu na lista, também faço o mea culpa. 🙂

 

 

Anpocs

NICOLÁS, M. A. et al. Elites políticas e NTICs: uma análise do uso da internet pelos candidatos aos governos estaduais e ao senado nas eleições brasileiras de outubro de 2010. Anpocs, 2011.

 

MARQUES, F. P. J. A. Estratégias de comunicação política online: uma análise do perfil de josé serra no twitter. ANPOCS, 2011.

 

 

Compolítica

SILVA, Erica Anita B. ; BUENO, E. L. . Internet e política: os usos do Twitter pelos vereadores de Belo Horizonte. In: III Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2009, São Paulo. Anais III Congresso Compolítica, 2009.

 

SANTOS, N. As transformações da mediação e o poder do cidadão: o caso da hashtag “#dilmafactsbyfolha”. COMPOLÍTICA, 2011.

 

AGGIO, C. As campanhas políticas no Twitter: Uma análise do padrão de comunicação política dos três principais candidatos à presidência do Brasil em 2010. COMPOLÍTICA, 2011.

 

 

Compós

MARQUES, F.P.J.A.; SAMPAIO, R. C. Election after election: Rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online. COMPÓS, 2011.

 

Intercom

 

 

ARAUJO, G. F.; RIOS, R. Estratégias do Marketing Político Digital aplicadas à campanha presidencial de Barack Obama. INTERCOM, 2010.

BERTOL, S. R. S. et al. A Campanha Eleitoral na Internet: Uma Análise do Twitter dos Candidatos à Presidência Dilma Roussef e José Serra. INTERCOM, 2011.

 

BARBIERI, M.; ZILLER, J. Follow em mim: a disputa presidencial em 140 caracteres. INTERCOM, 2011.

 

HERKENHOFF, G.; MALINI, F. A ciberpolítica nas eleições municipais de 2008: da obstrução à produtividade da comunicação na rede. INTERCOM, 2009.

 

MARTINS, A. F. ; HOLZBACH, A. . O eleitor tem a força! Os comentários dos eleitores no Twitter e o papel da audiência nos debates presidenciais. In: XXXIV Congresso Brasileiro da Ciências da Comunicaçãp, 2011, Recife. Intercom, 2011.

 

 

 ROSSINI, P. G. C. . Participação Política na Era Digital: Um estudo de caso das #Eleições2010. In: IX Encontro Regional de Comunicação, 2011, Juiz de Fora. IX Encontro Regional de Comunicação, 2011.

 

SNCP

AGGIO, C. Dos websites aos media sociais: Apontamentos sobre os recursos e práticas de publicidade das campanhas eleitorais nos ambientes digitais. SNCP, 2010.

 

RIBEIRO, C. F. B.; SILVA; E. A. B. Internet na eleição 2010: uso das redes sociais por Dilma Rousseff na campanha eleitoral. SNCP, 2010.

 

CREMONESE, D. A política brasileira passa pelo Twitter: a utilização dos meios eletrônicos nas eleições 2010. SNCP, 2010.

 

 

S&P

PEREIRA, N. B. Sob o Piado do Twitter: o Novo Tom das Campanhas Eleitorais com a Difusão da Internet no Brasil – Versão Reformulada. S&P, 2011.

 

BRECHER, A.; BRAGA, S. Mecanismos de participação e deliberação on-line nas eleições de outubro de 2010 no Brasil. S&P, 2011.

 

Wapor

LOPES, N. F. A. Política na rede: Papel das redes sociais da internet na campanha eleitoral  para a Presidência da República no Brasil em 2010. WAPOR, 2011.

 

RESENDE, J. F.; CHAGAS, J. S. C. Eleições no Brasil em 2010: comparando indicadores político-eleitorais em surveys e na internet. WAPOR, 2011.

 

CREMONESE, D. Redes Sociais e Política no Brasil: a utilização do Twitter nas eleições 2010. WAPOR, 2011.

 

Braga Nicolas. O que a internet agrega às eleições? Um balanço inicial do uso da internet pelos candidatos aos governos estaduais e ao senado federal nas eleições brasileiras de outubro de 2010. WAPOR, 2011.

 

RIBEIRO, Carina F. B. ; SILVA, Erica Anita B. . Onda verde: a campanha online e offline de Marina Silva em 2010. In: IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da WAPOR, 2011, Belo Horizonte. Jornada de Jovens Pesquisadores, 2011.

 

 

Outros

VALENTE, M. R. M.; SILVA; M. L. H. A utilização do Twitter na campanha política e sua aplicação no Tocantins: estudo de caso do perfil do candidato a Governador eleito Siqueira Campos. IPEA, 2010.

 

DIAS, A. Democracy in 140#. CIBERSOCIEDAD, 2009.

 

LIMA, E. C. A. O USO DAS REDES SOCIAIS NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE DILMA ROUSSEFF. ALAS, 2011.

 

NUNES, M. R. F.; BIN, M. A. Xenofobia e Participação Política nas Redes Sociais. CONFIBERCOM, 2011.

 

PASSOS, M. R. Narrativa biográfica no Twitter: A auto-entrevista midiática em @silva_marina. ECOMIG, 2011.

 

RIBEIRO, Carina F. B. ; SILVA, Erica Anita B. . Redes sociais na eleição 2010: Uso das redes sociais por Dilma Rousseff na campanha eleitoral de 2010. In: X Congreso Nacional de Ciencia Política, 2011, Córdoba. X Congreso Nacional de Ciencia Política – Anais, 2011.

 

 

Publicações

BERTOL, S. R. S.; BACALTCHUCK, B.; MEZZAROBA, M. P. A Campanha Eleitoral na Internet: Uma Análise do Twitter dos Candidatos à Presidência Dilma Roussef e José Serra. Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, n° 5, p. 172-185, 2011.

CERVI, E. U.; MASSUCHIN, M. G. O uso do twitter nas eleições de 2010: o microblog nas campanhas dos principais candidatos ao governo do paraná. CONTEMPORÂNEA, 2011.

 

ELIASQUEVICI, C. et al. Microblogs como Espaço de Propaganda Política: um Estudo de Caso do Twitter. Revista Anagrama, 2011.

 

GOMES, W et al. “POLITICS 2.0”: A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008. Revista Sociologia e Política, 2009.

 

JANOVIK, C.  Pré-campanha online de Dilma e Serra: o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010. TCC UFRGS, 2010.

 

SANTOS, N.; CARLOS, J. (Orgs.). Mídias sociais e eleições 2010. Ebook, 2011.