Open Government Partnership: sociedade civil começa a se movimentar

O Open Government Partnership (OGP, Parceria para Governo Aberto), parceria internacional lançada ano passado para promover a transparência pública, está colocando em prática algumas ações. E não é proveniente de nenhum dos governos assinantes do termo (Brasil, EUA e outros). Uma organização civil americana, a Open The Government, lançou um site com o intuito de ajudar e coordenar atividades da OGP.

A ideia é criar 19 grupos de trabalho que auxiliarão o governo dos EUA em diferentes momentos do plano de ação do país. Mas não é só o país da América do Norte que está se movimentando. De acordo com o informacaopublica.org.br, “todos os países participantes da OGP preparam planos de ação nacionais contendo compromissos voluntários para promover transparência com participação pública”. Os planos serão apresentados no próximo encontro da OGP, que ocorrerá em Brasília, em 17 e 18 de abril.

Foto oficial do lançamento do OGP, em setembro

O Informação Pública explica que no Brasil “a participação da sociedade civil nos trabalhos da Open Government Partnership está em debate. No final de fevereiro, organizações não-governamentais se reuniram em São Paulo para definir estratégias de aproximação com o governo”. No entanto, as atividades ainda não foram definidas de forma mais organizada.

Mas o Governo brasileiro deu um passo importante para cumprir suas metas. Lançou em formato beta o site Dados Abertos, inspirado no Data.gov americano, com o objetivo de publicar dados públicos abertamente. Além disso, há a intenção de fornecer essas informações de forma mais amigável, a exemplo de aplicativos móveis e outras interfaces mais simples.