Anatel cria banco de trabalhos acadêmicos

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Banco de Trabalhos Acadêmicos (BTAcadêmicos), uma iniciativa dedicada à divulgação e preservação desse tipo de trabalho com conteúdo que versa sobre assuntos relacionados à área de atuação ou de interesse da Agência.

Qualquer pesquisador pode divulgar sua produção. São aceitos trabalhos aprovados na conclusão de cursos de graduação e nos programas de pós-graduação lato ou strictu sensu. O material, que pode ser consultado abertamente, consta tanto num arquivo virtual (acessível na página da Anatel, na guia Documentos e publicações), quanto físico.

Instruções

Os cidadãos que participarem de cursos de graduação e/ou programas de pós-graduação, e que tenham interesse em disponibilizar sua produção acadêmica no acervo físico e na página virtual do BTAcadêmicos, devem seguir as seguintes instruções:

  • Os trabalhos a serem disponibilizados devem ter sido aprovados como exigência para conclusão dos cursos de graduação e pós-graduação lato (Especialização e MBA) ou strictu sensu (Mestrado e Doutorado), de instituições de Ensino Superior que possuam cursos e programas de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC.
  • Em relação à temática, os trabalhos devem obrigatoriamente abordar temas restritos à área de atuação ou de interesse da Anatel. Em linhas gerais, os trabalhos produzidos devem ser concernentes ao Setor de Telecomunicações e/ou à área de Regulação.
  • O autor deve preencher e assinar o Termo de Autorização, em conformidade com a Lei n° 9.610/98 (que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências), permitindo à Anatel manter cópia de seu trabalho no acervo físico da Biblioteca da Agência e disponibilizá-lo na página da BTAcadêmicos, no Portal da Anatel. Em se tratando de autoria múltipla, cada autor deve preencher e assinar um Termo de Autorização distinto.
  • O(s) Termo(s) de Autorização deve(m) ser encaminhado(s) à Biblioteca da Anatel, corretamente preenchido(s) e assinado(s), acompanhado(s) pelo respectivo trabalho, em duas versões (via impresssa, devidamente encadernada, e via digital, em CD-ROM, no formato PDF).
  • Os trabalhos enviados à Biblioteca da Anatel estarão sujeitos à análise da Equipe de Bibliotecários que julgará a pertinência dos documentos em relação à temática do BTAcadêmicos.