Início Chamadas Caminhos e desafios do Ensino de RI no Brasil – dossiê especial...

Caminhos e desafios do Ensino de RI no Brasil – dossiê especial de Meridiano 47

1076
0
COMPARTILHAR
Pocket

O Meridiano 47 (Journal of Global Studies) está recebendo artigos para um Dossiê Especial sobre Desafios e Caminhos do Ensino, Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais no Brasil.

A ampliação dos cursos de graduação e de pós-graduação, a diversidade das atividades com interface internacional, assim como os avanços teóricos e empíricos da disciplina nos últimos anos evidenciam a consolidação do campo das Relações Internacionais no Brasil. Ao mesmo tempo, as mudanças nas tecnologias da informação, as novas possibilidades de atuação profissional e os desdobramentos interdisciplinares estimulam a discussão sobre o perfil dos egressos, bem como sobre as expectativas do mercado de trabalho e do Estado em relação ao campo.

A publicação deste Dossiê pretende contribuir para o debate sobre as Relações Internacionais no Brasil, congregando avaliações sobre questões e metodologias que movem o campo nas dimensões do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, inclusive nas suas inter-relações. Nessa perspectiva, convidamos a comunidade a submeter trabalhos que abordem, entre outros, os seguintes temas: a relação entre o ensino na graduação e na pós-graduação; desenvolvimentos recentes de temas substantivos nas agendas de pesquisa e sua inter-relação com o ensino e a extensão; formas de aprendizado ativo e experienciais; o desenvolvimento da área no Brasil e/ou comparação com a experiência de outros países, o papel das simulações; projetos pedagógicos, conteúdos programáticos e análise de currículos; perspectivas e expectativas do mercado de trabalho; modalidades de avaliação, inclusive da área; experiências de integração entre disciplinas; metodologias de pesquisa.

Contribuições para este dossiê especial podem ser apresentadas até 30/03/2017.

Mais informações estão disponíveis aqui.

Daniel Oppermann
Daniel Oppermann é doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele possui diploma em Ciência Política pela Universidade Livre de Berlim (FU Berlin). Daniel é membro do Steering Committee e foi Chair of Program Committee do Global Internet Governance Academic Network (GigaNet) e é membro da diretoria da Associação Brasileira de Internet (Abranet). Daniel foi pesquisador do Observatório Político Sul-Americano (OPSA-UERJ) e do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI-USP). Ele tem experiência como profissional da indústria de TI e como pesquisador nas áreas de governança da Internet, processos de governança multissetorial, ICANN e segurança cibernética. Adora ouvir música de vários tipos, cinema, açaí e praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here